RAMC – Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas

RAMK VF

O RAMC  Ranking das Administrações Municipais Cicloamigas é um projeto da União de Ciclistas do Brasil – UCB. O objetivo do RAMC é lançar, anualmente, uma avaliação sobre as gestões municipais de cidades brasileiras no que diz respeito ás ações voltadas para a promoção do uso da bicicleta. Os indicadores contidos no RAMC foram criados a partir da análise, cruzamento e sistematização de vários dados municipais relativos à ciclomobilidade, cada qual com seu peso.

>>> Clique aqui para ver os resultados do RAMC 2014 – Ano base 2013.

>>> Clique aqui para ver os resultados do RAMC 2015 – Ano base 2014.

 

O que você precisa saber sobre o RAMC

1) Minha cidade não está no RAMC. O que posso fazer?

É simples. Basta fazer o download desta planilha, preenche-lá com os dados do ano referente às pesquisas, e enviar para uniaodeciclistas@gmail.com com o assunto “RAMC – ‘nome da sua cidade’.

2) Como saber qual é o ano de referência?

Normalmente, trata-se do ano anterior ao ano corrente. Exemplo: o RAMC 2015 terá dados de 2014. Na dúvida, envie email para uniaodeciclistasdobrasil@gmail.com.

3) Estou com dificuldades de preencher esses dados. E agora?

Caso você não tenha acesso a todos os dados, você pode entrar em contato com o órgão gestor da mobilidade urbana* de sua cidade, através do e-mail de uma carta ou via Lei de Acesso à Informação. Elaboramos um modelo de carta (clique aqui para baixá-la). Antes de enviar o pedido ou a carta, descubra qual o órgão correto a destinar a solicitação. Isso ajudará na economia de tempo e diminuirá a possibilidade de você receber respostas vazias.

Para adiantar, enviamos o caminho para você achar os dados da frota (aqui) e da população (aqui) (basta inserir o nome da sua cidade e utilizar os dados da população estimada).

*é possível que em sua cidade a gestão ligada à bicicleta esteja em uma Secretaria de Meio Ambiente, Turismo, Lazer, Sustentabilidade ou algo semelhante.

4) Qual a base para esses indicadores e seus pesos? 

Discutindo internamente no GT Cicloprefeito, elegemos os atuais indicadores do RAMC. Os indicadores estão abertos a serem analisados e, se necessário, atualizados de uma pesquisa para outra. Além desse processo, foram estudados sete estudos relacionados à bicicleta. Deles foi estimado o peso relativo dos grupos de indicadores:

INFRAESTRUTURA – 37% | PROMOÇÃO – 21% | INFORMAÇÃO – 14% | PLANEJAMENTO – 14% | RECURSOS HUMANOS- 14%

5) Posso colaborar mais?

Sim! E deve, na verdade. Como?

  • Participando do preenchimento da planilha da sua cidade;
  • Fazendo solicitações dos dados que precisamos a prefeituras de outras cidades do seu interesse, via Lei de Acesso à Informação.
  • Contribuindo para a análise dos dados;
  • Participando do GT RAMC [associe-se à UCB e em seguida entre em contato com a coordenação do GT RAMC- guilhermetampieri@gmail.com];
  • Divulgando a iniciativa em suas redes sociais.