< Voltar à atuação

24 de outubro de 2014

Candidata Dilma apresenta propostas específicas para ciclistas e pedestres

2013-07-02 - Ciclovia Av. Flores (4)bA assessoria da candidata Dilma Roussef enviou para a UCB – União de Ciclistas do Brasil o documento “Mais mobilidade nas cidades com o transporte não motorizado”, contendo 18 “compromissos” com a mobilidade urbana, sob a forma de propostas de políticas públicas para ciclistas e pedestres a serem implementadas pelo Governo Federal.

Apesar da candidata não ter assinado a “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística”, o documento incorpora integralmente 9 das propostas que foram apresentadas pela UCB a todos os candidatos à presidência da República já no primeiro turno das eleições. Ainda outras 4 propostas da Carta foram parcialmente aproveitadas.

Mesmo não tendo se comprometido com questões importantes como a desoneração tributária da cadeia produtiva da bicicleta, o documento demonstra uma postura favorável à bicicleta e sinaliza mudanças importantes para o tratamento da mobilidade urbana na esfera federal – mudanças estas sentidas já desde o primeiro turno.

Dilma Roussef foi a única candidata a dialogar com os ciclistas no segundo turno e a apresentar propostas consistentes para o setor. No primeiro turno, Luciana Genro, Eduardo Jorge e Marina Silva assinaram a Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística.

A receptividade da campanha da Carta Compromisso pelas candidaturas e pelos apoios obtidos dos cidadãos no abaixo-assinado, das entidades da sociedade civil, trabalhistas e empresarias e dos candidatos ao poder legislativo demonstram que a mobilidade ciclística começa a ser tratada de maneira condizente com sua importância para a qualidade de vida, a democratização urbana e a sustentabilidade ambiental.

Saiba mais:

  • Clique aqui para baixar o documento “Mais mobilidade nas cidades com o transporte não motorizado”
  • Clique aqui para acessar a campanha da “Carta Compromisso com a Mobilidade Ciclística”

 

.