< Voltar à atuação

19 de dezembro de 2016

UCB é aprovada como integrante da Câmara Temática de Saúde e Meio-Ambiente no Trânsito do DENATRAN

A UCB – União dos Ciclistas do Brasil – conseguiu ter aprovados os nomes de Marcelo Amaral (BH/MG) e Milvo Rossarola (Brasília/DF) para a Câmara Temática Saúde e Meio-Ambiente do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão administrado pelo DENATRAN.

A primeira reunião da Câmara Temática (CT) aconteceu no dia nove do corrente mês no prédio da Confederação Nacional dos Transportes em Brasília, que não contava com bicicletário.

No princípio, a reunião contou com a apresentação de todos os componentes da CT presentes e foi nesse momento que percebeu-se que a representação de modos de transporte ativos se restringiu a presença da UCB. A CT também conta com a presença de representantes da indústria automobilística e outros atores.

img-20161219-wa0003

Em seguida, passou-se à leitura do regimento da CT e a reeleição de Rita Cunha, do DENATRAN, como coordenadora da Câmara Temática. Seguindo a pauta, veio a discussão de duas resoluções e a escolha de membros para executarem a relatoria em mais dois processos dentro da CT. Definiu-se as datas das reuniões do primeiro semestre de 2017. É possível que as próxima reuniões aconteçam em outras cidades.

Analisando todo o processo, a UCB acredita ser primordial estabelecer parcerias nesta e em outras CT’s com órgãos, empresas e entidades que sejam comprometidas com a mobilidade urbana através da bicicleta e com a mobilidade ativa de uma forma geral. Essas parcerias se tornarão importantes para que se possa inserir pautas correlatas, direta ou indiretamente, à bicicleta nas outras CT’s.

Agora, a UCB estabelecerá, de forma coletiva, no âmbito do GT de Políticas Públicas, quais pautas e o que queremos discutir nas Câmaras Temáticas, uma vez que é fundamental ter clareza sobre quais agendas iremos nos debruçar no próximo biênio.

A próxima reunião ficou marcada para o dia 27 de janeiro de 2017.