Ministério das Cidades lança Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana

Hoje, dia 14 de dezembro, o Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana(SEMOB), lançou a coleção de Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana. No total são três cadernos que abordam os temas: Transporte Ativo, Sistemas de Prioridade ao Ônibus e Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O objetivo dos três documentos, que podem ser baixados abaixo, é instrumentalizar ainda mais os gestores públicos responsáveis pelo planejamento das cidades brasileiras. Todavia, o documento também serve de subsídios para a sociedade civil no momento de dialogar, cobrar e monitorar os projetos ligados à mobilidade urbana nas cidades brasileiras.

O Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana – Transporte Ativo aborda os meios de transporte que dependem da propulsão humana. Apresenta os critérios gerais para a implantação de infraestrutura adequada – calçadas, ciclovias e ciclofaixas – e que garanta segurança e acessibilidade a todas as pessoas. Ao compilar normas técnicas e referências bibliográficas, o caderno oferece subsídios para a concepção, avaliação e aprovação de projetos voltados à infraestrutura qualificada dos meios de transporte ativo.  

Com o documento, tem-se mais uma ferramenta para contribuir na construção de projetos de maior qualidade, que sejam planejados e executados em consonância com os princípios, objetivos e diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU).

A coleção contou com apoio do WRI Cidades Sustentáveis, da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) e da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

Baixe os cadernos a seguir: http://www.cidades.gov.br/component/content/article/265-secretaria-nacional-de-transporte-e-da-mobilidade/publicacoes-semob/4925-transporte-ativo

.

.

Share Button

2 ideias sobre “Ministério das Cidades lança Cadernos Técnicos para Projetos de Mobilidade Urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *