< Voltar à atuação

20 de fevereiro de 2017

A bicicleta como parte das ações locais pelo clima

“As Nações Unidas estimam que 91% da população brasileira viva em regiões urbanas nos próximos três anos – no último Censo, de 2010, o índice era de 84%. Esse processo, acelerado e irreversível, proporciona aos governos locais o protagonismo no enfrentamento às mudanças climáticas e, consequentemente, a responsabilidade pela preservação do nosso futuro. O impacto global das ações locais deve estar prioritariamente na pauta das cidades. E é neste contexto que este Guia de Ação Local pelo Clima se impõe.”

O objetivo do Guia é  “auxiliar a ação concreta do poder público municipal nessa empreitada climática. Trata-se de um roteiro prático para ajudar o gestor na produção e/ ou revisão de sua estratégia para enfrentar as mudanças do clima”.

Em seu conteúdo, o Guia contextualiza o problema das mudanças climáticas de forma didática e elucidativa, com imagens ilustrando os textos, apresenta as diferenças entre as escalas local e global, bem como os respectivos movimentos que têm sido feito em ambas e as consequência de tais mudanças em diferentes contextos geográficos.

Bicicletas e mudanças climáticas

Em sua página 34, o Guia apresenta exemplos a serem promovidos no sentido de  reduzir emissões de gases de efeito estufa e cita a bicicleta como um deles.

Formas de transporte que emitem menos ou nenhum GEE, como ônibus e bicicletas, podem ser priorizados e favorecidos por meio de corredores exclusivos ou preferenciais para os ônibus e de ciclovias.”

Em sua página 82, o Guia afirma que “Nas cidades com estrutura adequada de ciclovias, a economia se dá na área de saúde, pela redução de poluição do ar (ciclistas usam menos o carro) e pelo aumento de atividade física na população“.

Em diversas outras partes do Guia, a bicicleta aparece como uma, entre tantas, soluções que precisamos estimular e promover para que nossas cidades sejam cidades de baixo carbono e, por consequinte, capazes de lutar contra as mudanças climáticas.

Sem título

Imagem recortada do Guia

Além, o Guia traz ferramentas políticas sobre como enfrentar as mudanças do clima na escala municipal, traça um panorama de como financiar ações para contribuir com apresenta exemplos práticos que vêm fazendo a diferença nas cidades e também, de forma atrativa, introduz conceitos que têm sido usado nas questões ligadas às mudanças climáticas.

Um dos pontos altos do Guia é mostrar, de forma didática, como desenvolver políticas e ações ligadas ao enfrentamento das mudanças do clima. Os passos são: Comprometimento e mobilização; Pesquisa e avaliação; Linha de base: inventário de emissões de GEE e análise de vulnerabilidade; Desenvolvimento da estratégia; Detalhamento e financiamento; Implementação e monitoramento; Integração e colaboração; Revisão e aprimoramento; e Divulgação da agenda e inspiração.

Ao final, o Guia apresenta mecanismos e fontes de recursos para projetos sobre mudanças do clima e também Legislações de estados e municípios.

O Guia foi elaborado pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade América do Sul e pelo Programa Cidades Sustentáveis, com Apoio da Fundação Konrad Adenauer.

BAIXE O GUIA AQUI.