< Voltar à atuação

07 de agosto de 2017

Encontro entre a promoção da bicicleta no Brasil e a ONU

No último dia 3 de agosto, na Alemanha, Aline Cavalcante, integrante DoGangorra, se encontrou com Patricia Espinosa, Secretária Executiva da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (UNFCCC, em inglês).

Na oportunidade, Aline e Patricia dialogaram sobre partes da Nova Agenda Urbana (N.A.U.) – e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a conexão desses dois marcos ambientais, políticos e sociais com o uso da bicicleta como parte da mobilidade urbana – e rural – nos municípios brasileiros.

A N.A.U. e os ODS foram oficialmente divulgados para o mundo durante a Conferência das Partes (COP21) de Paris e institucionalizados por meio do Acordo de Paris, que já está disponível em português.

Aline, com contribuições de várias organizações e pessoas, redigiu e entregou o “Manifesto pela Mobilidade Ativa” (ou Manifest for active mobility em inglês) com objetivo de mostrar a importância da mobilidade ativa (de usar a bicicleta e do caminhar) como meios de se reduzir as emissões de gases de efeito estufa e de poluentes locais em cidades do mundo todo.

O Manifesto, que pode ser baixado AQUI, traz alguns compromissos que, pelo menos, 10 organizações da sociedade civil do Brasil firmaram. Entre eles contribuir para: a garantia que as ruas sejam espaço de vida e não de desastres, com a redução das emissões de gases de efeito estufa e poluentes locais, a inclusão social e outros.

Além do Manifesto pela Mobilidade Ativa, Aline entregou a Patricia dois documentos importantes que têm circulado no Brasil:

  1. O documento A bicicleta como promotora dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no contexto brasileiro (https://goo.gl/dNZpZw), produzido pela UCB;
  2. O Manifesto pelas Desvelocidades (https://goo.gl/wLk38W), desenvolvido pelo coletivo Desvelocidades.red.

O documento da UCB, inspirado no da Federação Europeia de Ciclismo – ECF -, contempla uma visão de como a promoção de políticas públicas para a bicicleta e o uso deste modo de transporte têm impacto direto e indireto nos 17  ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Um dos pontos altos da conversa foi a alegria da representante da ONU em saber que há instituições da sociedade civil se articulando e agindo para colocar em prática os ODS e a N.A.U no que tange à melhoria de vida nas cidades, mesmo frente ao enorme lobby de indústrias ligadas aos combustíveis fósseis e montadoras para que nossas ruas tenham cada vez mais automóveis, motos e outros veículos individuais motorizados (e menos bicicletas).

Segundo Aline, “para fins de ativismo e negociação, foi uma abertura necessária, muito importante, que contribuiu para ela saber que a sociedade civil está olhando para esse debate e está próxima dele. Para nós, ativistas, também é importante saber que a Patricia, representando a ONU, tem interesse em apoiar iniciativas que lidam com os temas a nossa conversa.”

photo4918425217295034334

Na foto, Aline entregando o Manifesto para Patricia.

CONEXÃO: em novembro, Patricia estará no Brasil para entrega do prêmio WhatDesignCanDo. Saiba mais sobre o prêmio e como você pode participar: http://www.whatdesigncando.com/challenge-2017/climate-action/.