< Voltar à atuação

25 de junho de 2016

Pedala Manaus promove o ‘Convivência Legal’ para Motoristas no SEST / SENAT

Com objetivo de tornar a convivência de ciclistas e motoristas do transporte público de Manaus mais pacífica, harmoniosa e segura, desde o ano de 2014 o Movimento Pedala Manaus promove, dentro das empresas de ônibus, a atividade que foi denominada “Convivência Legal“, por meio da qual os motoristas são  levados a entender o papel da bicicleta no contexto da mobilidade urbana. Além disso, eles são sensibilizados através de uma atividade prática na qual são convidados a vivenciar os riscos que ciclistas injustificadamente sofrem nas ruas com as famosas finas.

Esta semana e como desdobramento desta atividade, o Pedala Manaus foi convidado a participar da aula inaugural dos cursos especializados do Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e teve a oportunidade de levar a voz dos que pedalam aos ouvidos de 700 profissionais do trânsito. Foram 3 turmas nos turnos da manhã, tarde e noite e muita troca de experiências e aprendizagem.

Ali estavam condutores do transporte coletivo de passageiros, de produtos perigosos, condutores de emergência, cargas indivisíveis e transporte escolar, todos em busca de qualificação, reciclagem, conhecimento e crescimento profissional, momento mais que oportuno para falar do papel de cada um na promoção de um transito mais equitativo e sobre quem, de fato, tem prioridade nas ruas, à luz do que a lei de mobilidade urbana determina.


Como ocorre em todos esses encontros, foi proposta uma aliança entre esses profissionais que ocupam as ruas porque precisam trabalhar e prover o sustento de suas famílias e os ciclistas, que utilizam de um meio de transporte extremamente benéfico para as cidades, para que juntos lutem pela harmonia, segurança e igualdade no trânsito, com respeito mútuo e muito amor e mais uma vez, recebemos em troca, como resposta, muitos corações, símbolo que tem virado a marca registrada desses sempre proveitosos momentos.
IMG_5084 IMG_5055 IMG_5019

 Fotos: Mariléia Seixas