CicloMapa – mapa colaborativo de infraestruturas cicloviárias

O que é

O CicloMapa surgiu do esforço conjunto da União dos Ciclistas do Brasil (UCB) e do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP Brasil) para apresentar mapas cicloviários padronizados das cidades brasileiras. O banco de dados escolhido foi o OpenStreetMap (OSM) que é considerado o maior banco de dados abertos de mapas do mundo, e todo o projeto do CicloMapa também é open source, tendo seu código disponível no Github.

De acordo com Bernardo Serra, gerente de políticas públicas do ITDP, “esse trabalho é fundamental para aumentar a disponibilidade de dados sobre a infraestrutura cicloviária nas cidades brasileiras e assim facilitar debates mais fundamentados sobre políticas para a ciclomobilidade no país”.

O mapa da sua cidade pode não estar completo, mas qualquer pessoa pode editar, corrigir e adicionar infraestruturas cicloviárias de sua cidade ou de outra que tenha conhecimento. Os dados são atualizados instantaneamente na base do OSM e aparecem no CicloMapa sempre que o usuário requisitar. Também é possível baixar os dados das cidades para fazer análises, comparações, pesquisas, dentre outras finalidades.

 

Acesse: ciclomapa.org.br

 

Coordenador do projeto pela UCB, Felipe Alves explica: “Em 2018 verificamos que os dados publicados por muitas prefeituras estavam mais desatualizados do que o mapeamento realizado por voluntários no OSM. Por isso, outro importante objetivo do CicloMapa é fomentar essa prática por meio de tutoriais de mapeamento que apoiem o trabalho de mapeadores no país”.

Por meio deste projeto, o ITDP e a UCB buscam dar visibilidade e fomentar o mapeamento colaborativo de infraestrutura cicloviária. Para este fim foram elaborados tutoriais que explicam o que é mapeamento colaborativo, como editar a infraestrutura cicloviária no OSM e organizar levantamentos de campo via Mapillary

Assista ao Webinar de lançamento da plataforma:


Como contribuir

Quer contribuir para atualizar os dados da sua cidade? Acesse os tutoriais em vídeo e demais materiais de referência!
Parte 1: Introdução ao Mapeamento Colaborativo e ao OSM
Parte 2: Como editar infraestrutura cicloviária no OSM
Parte 3: Edição de Infraestrutura Cicloviária no OSM com o editor iD
Parte 4: Edição de Infraestrutura Cicloviária no OSM com o editor JOSM
  • Parte 1: Introdução ao Mapeamento Colaborativo e ao OSM – PDF
  • Parte 2: Como editar infraestrutura cicloviária no OSM – PDF
  • Classificações de Infraestruturas Cicloviárias no OSM – Planilha
  • Levantamento de campo fotográfico com Mapillary – PDF
 
Além dos nossos materiais, em 2022 a Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo – Ciclocidade – também lançou um guia para auxiliar na edição das infraestruturas cicloviárias:
  • Caderno CicloMapa / OpenStreetMap – Guia rápido de edição para estruturas cicloviárias de São Paulo – Link

Quer exibir o mapa cicloviário da sua cidade no seu site? Veja no link abaixo como fazer.

https://observatoriodabicicleta.org.br/integrar-ciclomapa/

 

Tem alguma dúvida, crítica, sugestão, ou quer saber mais sobre a plataforma? Envie um e-mail pra gente.