Programa Bicicleta Brasil

.

PROGRAMA BICICLETA BRASIL

Em 2018 foi aprovada a Lei Federal 13.724/2018 que cria o Programa Bicicleta Brasil (PBB), que deve ser coordenado pelo governo federal e executado por estados, municípios, empresas privadas e sociedade civil, visando incentivar a ciclomobilidade no Brasil. A UCB assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semob) do Ministério do Desenvolvimento Regional visando “realizar ações para apoiar a implementação, estruturação e operação do Programa Bicicleta Brasil”. Para saber mais, consulte o Organofluxograma do PBB.

 

ESTRATÉGIA NACIONAL DA BICICLETA

Para definição das ações para a implementação e estruturação do PBB, é necessário definir o cenário almejado a longo prazo, o que será efetuado por meio da Estratégia Nacional de Promoção da Mobilidade por Bicicleta. A Estratégia consistirá em um grande plano de ações a serem desenvolvidas pelo poder público, empresas e sociedade civil, com monitoramento e avaliação, até o ano de 2040. A Estratégia será elaborada em até 18 meses através de amplo debate com todos os setores, poderes, esferas e regiões do Brasil, sob coordenação de um Grupo Gestor.

 

GRUPO GESTOR

O Grupo Gestor da Estratégia Nacional da Bicicleta é formada por organizações de âmbito federal representativas dos três setores sociais. Até o momento, as organizações que confirmaram a participação no Grupo Gestor são:

 

OFICINA DO PROGRAMA BICICLETA BRASIL

O evento inicial da elaboração da Estratégia Nacional da Bicicleta é a Oficina do PBB, a ser realizada em Brasília nos dias 15 e 16 de outubro de 2019. Da oficina participarão 40 organizações identificadas como interessadas e capazes de colaborar com a Estratégia. A oficina não será aberta ao público. Os resultados serão publicados nesta página.

 

PESQUISAS PARA SUBSIDIAR A ESTRATÉGIA

Para subsidiar a elaboração da Estratégia Nacional da Bicicleta, está sendo efetuada um levantamento de dados, desafios e propostas para incrementar a inclusão da bicicleta como meio de mobilidade. Os resultados serão publicados nesta página. Colabore com a pesquisa de acordo com o seu setor:

  • Sociedade civil: associadas e associados da UCB – Aguarde o formulário
  • Municípios: associados à FNP – Frente Nacional de Prefeitos – Aguarde o formulário
  • Empresas privadas – associadas à Aliança Bike – Aguarde o formulário

 

.

Share Button