< Voltar à atuação

28 de setembro de 2016

Financiamento coletivo para o II FÓRUM NORDESTINO DA BICICLETA

Vem aí  FNEbici 2016, o Fórum Nordestino da Bicicleta, e você pode fazer parte dessa!

No último dia 21, foi lançado o financiamento coletivo do FNEbici 2016 (CLIQUE AQUI PARA ACESSÁ-LO), o Fórum Nordestino da Bicicleta, que será realizado em Fortaleza – CE entre os dias 11 a 14/11/16 e do qual UCB é apoiadora. 

Com a campanha, pretende-se (precisa-se!) arrecadar R$ 15 mil, valor necessário para custear as atividades e demais gastos do evento, que será realizado sem patrocínio financeiro para além deste financiamento. Os valores iniciam-se com R$ 15 e os brindes vão desde squeeze até paraciclos e aulas de Bike ao Trabalho (exclusivos para empresas e instituições de Fortaleza).

Organizado voluntariamente por pessoas engajadas nas seis associações ciclísticas nordestinas, Ameciclo (Recife/PE), ACIRN (Natal/RN), Ciclomobilidade (Maceió/AL), ONG Ciclo Urbano (Aracaju/SE), Ciclovida(Fortaleza/CE), Mobicidade Salvador (Salvador/BA), com apoio da UCB – União de Ciclistas do Brasil e que conta com a mão na roda de outros grupos pedalantes, a exemplo das Ciclanas (Fortaleza/CE), o FNEbici é totalmente gratuito e aberto à participação de qualquer pessoa. Optamos pelo financiamento colaborativo, dentre outras razões, pelo fato de valorizarmos as construções coletivas e independentes da sociedade civil. Clica e chega junto com a gente!

Sua ajuda é mais que importante: ela é a chave de tudo. FNEbici 2016. Participe!

MAS AFINAL… O QUE É MESMO O FNEBICI?

O Fórum Nordestino da Bicicleta objetiva, em termos gerais, fomentar a mobilidade urbana por bicicleta no Nordeste. Acreditamos no potencial que o evento tem de eliminar a invisibilidade social dos usuários e usuárias deste meio de transporte presente há mais de cinco décadas na região. Trazemos também a máxima de que a era da ciclomobilidade, já consolidada em outros países do mundo e tão necessária ao Brasil, encontra na presença massiva da bicicleta nas cidades nordestinas um caminho mais que oportuno para fazer com que o uso do espaço urbano, seja para deslocamento, seja para lazer, passe pela transformação tão necessária para a democratização dos ambientes coletivos.

Com a primeira edição realizada ano passado em Recife, o FNEbici foi idealizado com o intuito de mostrar que o uso da bicicleta no nordeste é bastante significativo e massivo e que em razão disso precisava ser compartilhado pelos que vivem essa realidade cotidianamente. Oficina de mapeamento colaborativo, histórico das associações ciclísticas nordestinas e tantas outras experiências foram o norte do evento na capital pernambucana. Alguns desses e novos assuntos prometem, em novembro, fomentar ainda mais a mobilidade urbana por bicicleta entre os usuários e usuárias da magrelinha, seja partilhando conhecimento, desmistificando crenças negativas acerca deste meio de transporte e até mesmo atraindo novos ciclistas.