< Voltar à atuação

09 de junho de 2016

A UCB lançou a campanha #BicicletanasEleições e você pode participar dela!

Hoje, dia 9 de junho, a UCB – União de Ciclistas do Brasil lança a campanha #BicicletanasEleições, fruto de um projeto do Grupo de Trabalho de Políticas Públicas (GT Políticas Públicas) da instituição, a iniciativa, que tem apoio do Banco Itaú já conta com a participação de 20 municípios, das cinco regiões do Brasil, e está aberta a receber grupos de pessoas e/ou organizações da sociedade civil dispostas a realizarem-na em outras cidades. Capitais como Belo Horizonte, Manaus, Florianópolis, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo e também cidades pequenas, como Águas Limpas de Goiás, todas contempladas por edital, vão executar a Campanha.

Com uma equipe de apoio constituída por três pessoas, a Bicicleta nas Eleições visa dar apoio aos representantes das cidades na execução da campanha em suas respectivas localidades. Para isso, fará a ponte na troca de informações e conhecimento entre todas as cidades integrantes da campanha e assessorará na construção de materiais técnicos, políticos e de comunicação – cartas compromissos, releases, ações diretas de rua e outros. Cidadãos, movimentos, organizações sociais, candidatas e candidatos à vereança e às prefeituras podem acessar o site da campanha para buscar subsídios para suas ações no sentido de incluir, de fato, a bicicleta em suas agendas, discursos e, especialmente, nas práticas políticas.

Para Kelly Hekally, coordenadora de comunicação da Bicicleta nas Eleições, a bicicleta é, certamente, uma das pautas a serem discutidas no período eleitoral pelos diversos segmentos sociais. Assim, gera-se um ambiente frutífero para garantir que na próxima legislatura municipal a bicicleta seja parte integrante dos programas de governo, que devem ser desenvolvidos e executados com participação social, na busca pela construção da política de mobilidade urbana por bicicletas nas cidades brasileiras, conforme prevê a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12587/2012).

“Com a Campanha, esperamos aproveitar esta janela de oportunidade de diálogo e incidência, aberta a cada quatro anos, para ampliar a inclusão da bicicleta nas políticas públicas a serem desenvolvidas pelas prefeitas e prefeitos e vereadoras e vereadores no mandato 2017-2020. Sensibilizar, promover e qualificar o conhecimento da sociedade sobre a bicicleta como meio de transporte e contribuir para o fortalecimento da rede de movimentos e instituições cicloativistas também são objetivos nossos”, enfatiza André Soares, coordenador-geral da Campanha e diretor-presidente da UCB.

Mais esclarecimentos podem ser feitos pelo bicicleta-eleicoes@uniaodeciclistas.org.br.

CartazLancamentoV2-01