< Voltar à atuação

10 de fevereiro de 2016

2015: um ano de fortalecimento da rede de ciclistas

  • Artigo para a coluna “Unindo Ciclos” da UCB na Revista Bicicleta. Ver demais artigos aqui.
  • Edição: Nº 59 – Jan/Fev/2016
  • Autores: Yuriê Baptista César, Guilherme Lara Tampieri e André Geraldo Soares – Diretores da UCB

A UCB – União de Ciclistas do Brasil, esta estreando esta coluna na Revista Bicicleta. Ficamos muito contentes com o convite e o espaço cedido pela Revista Bicicleta, que tem demonstrado seu engajamento com a ciclomobilidade ao longo de suas edições. Utilizaremos este espaço para reverberarmos ao Brasil o que vem ocorrendo de mais importante sobre a promoção e o desenvolvimento do uso da bicicleta como modo de transporte.

Fundada em 2007, a UCB é composta por mais de 40 associações de ciclistas, empresas, e outras instituições, além de quase 1.000 associados indivíduos. Estamos presente em aproximadamente 200 cidades e em todos os estados. A UCB funciona como um espaço de articulação entre atores e iniciativas locais, facilitando e encorajando o compartilhamento de informações e métodos para emponderar e potencializar a efetividade dos seus membros. Ela também engaja sua rede em ações, projetos e campanhas para atuação em âmbito nacional.

Neste primeiro artigo vamos falar um pouco do que aconteceu em 2015, que foi um ano especialmente positivo para quem promove a bicicleta no Brasil, o que se deve ao trabalho coletivo e a parcerias construtivas.

Diversos eventos nacionais e internacionais, que contaram com ampla participação dos brasileiros, contribuíram para o amadurecimento e fortalecimento do ciclismo urbano e de inúmeras articulações construtivas. Para citar apenas alguns, tivemos: o 4ª Fórum Mundial da Bicicleta (Colômbia) e o Velo-City (França), o 3º Fórum Sergipano da Bicicleta, o 4º Fórum de Bicicletas de Manaus, o 3º Seminário de Mobilidade Urbana por Bicicleta de Juiz de Fora, o 2º Encontro Nacional do Bike Anjo, o 1º Fórum Nordestino da Bicicleta – que foi um marco nas contribuições sobre feminismo e a inclusão social, e a Brasil Cycle Fair – que como em 2014, a UCB levou ao mundo das lojas e distribuidores debates, e propostas com o tema da mobilidade por bicicleta.

Em conjunto com com a Aliança Bike, Bike Anjo e Bicicleta para Todos, lançamos o livro “A Bicicleta no Brasil – 2015”, que conta a história da bicicleta em 10 capitais. O próximo livro, confirmado, será focado em 10 cidades pequenas do Brasil que têm alto índice de ciclismo.

No segundo semestre, a UCB obteve um importante apoio para fortalecimento institucional do Banco Itaú, empresa que também colabora com diversas outras organizações de ciclistas do Brasil. Destaca-se ainda a pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro, coordenada pela Transporte Ativo e com a participação de diversas organizações de ciclistas, preenchendo uma lacuna de conhecimento sobre o uso da bicicleta no país.

Demandamos o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, para exigir mais incentivos e financiamentos para a mobilidade por bicicleta. Entre outras ações, em conjunto com dezenas de outras instituições, apresentamos uma proposta de PAC da Mobilidade Ativa, visando investimentos que fazem grande falta para o setor.

No Congresso Nacional, a UCB esteve presente em audiências públicas e apresentou posicionamentos sobre projetos de lei através de notas públicas e reuniões com parlamentares.

Acreditando no potencial da bicicleta para melhorar as cidades, embarcamos com o Bike Anjo e a Transporte Ativo, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade, na produção da campanha “Bicicleta nos Planos”, cujo objetivo é subsidiar a sociedade civil, gestores e técnicos para incluir a bicicleta nos Planos de Mobilidade Urbana dos municípios.

Tudo isso que vem acontecendo demonstra o potencial da bicicleta para aglutinar instituições, movimentos sociais, empresas e atores sociais para a construção de cidades mais democráticas, com inclusão social, sustentabilidade ambiental e qualidade de vida.

É na construção dessa força coletiva que a UCB continuará se dedicando durante 2016 e nos próximos anos. Para conhecer mais sobre a União de Ciclistas do Brasil e se associar, acesse nosso site: uniaodeciclistas.org.br.

Artigo 1 - 2015 ano fortalecimento (1)